A classificação de textos por tipos relaciona-se com a natureza linguística que os mesmos expressam. Classificam-se em:
1. Narrativo
Sucessão de fatos ligados a um acontecimento, real ou fictício, possui narrador, personagens, discurso, tempo e espaço.
2. Descritivo
Descrição minuciosa de alguma pessoa, objeto, animal ou lugar. Usa figuras de linguagem como a metáfora, prosopopeia, sinestesia, entre outras. Emprego de frases nominais. Existem dois tipos de descrição:
a) Objetiva: é uma fiel reprodução da realidade. Busca exatidão, sem sentimentalismos.
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b) Subjetiva: o texto procura sensibilizar o leitor através da percepção. O texto fica mais poético.
A Hora da Estrela(Clarisse Lispector)
A moça tinha ombros curvos como os de uma cerzideira. Aprendera em pequena a cerzir. Ela se realizaria muito mais se se desse ao delicado labor de restaurar fios, quem sabe se de seda. Ou de luxo: cetim bem brilhoso, um beijo de almas. Cerzideirinha mosquito. Carregar em costas de formiga um grão de açúcar. Era ela de leve como uma idiota, só que não o era. Não sabia que era infeliz. É porque ela acreditava. Em quê? Em vós, mas não é preciso acreditar em alguém ou em alguma coisa - basta acreditar. Isso lhe dava às vezes estado de graça. Nunca perdera a fé.
3. Dissertativo
Exposição de ideias, uso de argumentos lógicos e convincentes sobre algum assunto.
Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português)
4. Injuntivo
É usado sempre que empregamos um chamamento ou uma instrução, oral ou escrita. O objetivo do tipo injuntivo é levar o interlocutor a fazer alguma coisa.
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